Gaussímetro é um instrumento muito utilizado em diversos setores da indústria, tendo como função a medição de campos magnéticos, como a dos ímãs permanentes, medição de campos de armadilha ou separadores magnéticos, medição de campos residuais de material ferroso, medição de campo DC de alto-falantes, maquinas detectoras de trincas por partículas magnéticas, bobinas desmagnetizadoras e muito mais.

Existem diversos modelos de gaussímetros, que também são conhecidos pelos nomes Gaussmeter – Gauss meter, medidor de Gauss, entre outros. Devido a sua importância é muito importante que esse equipamento seja submetido à calibração de gaussímetro, pois essa calibração é essencial para qualquer instrumento de medição. Desta forma, a calibração de gaussímetro deve ser sempre realizada periodicamente, garantindo que esse equipamento apresente sempre um funcionamento correto.

TUDO SOBRE CALIBRAÇÃO DE GAUSSÍMETRO

A calibração de gaussímetro deve ser realizada apenas por laboratórios certificados e confiáveis, que seguem os padrões e as rígidas normas técnicas que indicam qual deve ser o funcionamento ideal do aparelho.

A calibração de gaussímetro é fundamental, pois permite que o equipamento forneça medições com grande exatidão. A falta desse serviço pode acarretar em problemas bastante graves, pois diversos procedimentos industriais baseiam-se no valor indicado pela medição realizada pelo aparelho, podendo assim ser comprometidos caso esses valores sejam irreais.

A calibração de gaussímetro é ainda um processo de excelente custo-benefício, pois mantém o equipamento funcionando bem por mais tempo e com qualidade e é um procedimento de baixo custo. Além disso, a calibração de gaussímetro é executada com bastante rapidez. Por fim, esse processo deve ser realizado apenas por profissionais capacitados, sendo importante a contratação de empresas especializadas e com experiência nesse tipo de serviço.